quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Uma história de amor, vingança e arquitetura

Este edifício tem uma história de enfrentamento de duas famílias: Anchorena e os Kavanagh. Como resultado deste enfrentamento, se construiu em 1935, o edifício Kavanagh, um dos mas famosos da cidade de Buenos Aires admirado por todos, por sua arquitetura e seus detalhes luxuosos.
 
No centro de Buenos Aires pelas imediações da Plaza San Martín está o Edifício Kavanagh, com seus 31 andares e 120 metros de altura, esse espigão foi por muito tempo o prédio mais alto do país. São 107 amplos apartamentos e uma curiosidade não existem dois iguais. Porém o que ele tem mais de interessante é a história ou lenda da sua construção. Corina Kavanagh, de uma família muito rica do início do século passado, mandou erguer essa enorme construção por vingança a um amor fracassado.
A jovem era apaixonada por um moço da tradicional família Anchorena, porém os pais dele nunca aprovaram a relação. Contrariada pela decisão dos Anchorena, Corina se vingou escondendo uma outra obra arquitetônica, a Igreja do Santíssimo Sacramento, templo construído em 1920 pelos Anchorena que seria usado como sepulcro da família.
O único pedido de Corina para os arquitetos e engenheiros da obra, inaugurada em 1936, era que ela tapasse totalmente a vista que a família Anchorena, que morava do outro lado da Praça, tivesse da igreja.
Hoje, 76 anos depois da sua inauguração, é praticamente impossível ver a tal Igreja e de certa maneira ela quase desapareceu da paisagem portenha. Para vê-la é preciso chegar até a passagem Corina Kavanagh. Ou seja, a vingança foi mais que consumada!
Desde 1999 este edifício pertence ao Patrimônio Mundial da Arquitetura Moderna , por decisão da UNESCO.
 
Corina Kavanagh




Nenhum comentário:

Postar um comentário