segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mais pedestres, menos carros no mundo

Quem não gostaria de caminhar pelas calçadas e se deparar com espaços públicos onde possa sentar, descansar e conversar com os amigos?
O Parklet é uma intervenção urbana temporária, que discute o espaço público e uso do solo de forma democrática. permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio, resgatando as narrativas locais, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver.
A possibilidade de influenciar a qualidade de vida das pessoas, por meio da melhoria da infraestrutura urbana, através de diagnóstico das carências de espaços públicos presentes na cidade e na identificação de potencialidades, integram um importante fator de mudança para reformulação das políticas públicas de ocupação dos espaços urbanos.
Não basta projetar uma praça ou um parque. É preciso entender a dinâmica de cidade que se deseja e a vida das pessoas no seu dia a dia.
Enquanto o carro passa a maior parte do dia estacionado, o espaço por ele ocupado pode ser usado de forma qualitativa por pedestres e ciclistas. Para mudar esse paradigma é preciso pensar formas alternativas de uso do espaço público. Uma reflexão que começa na escala da própria rua, melhorando a convivência entre todos. Trata-se de uma reivindicação da rua como o primeiro espaço público da cidade, que busca o desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas, que possam proporcionar aos cidadãos maior interação social e com sua comunidade.





Outros exemplos de utilização do espaço público para efetivamente lazer, ocupação pelas pessoas e não por carros vem de New York com o bloqueio da Times Square para veículos, agora as pessoas podem utilizar este espaço para convívio e lazer. 
 
Já o High Line Park, também em New York é um grande exemplo de recuperação de uma área degradada onde antigos trilhos foram transformados em um parque linear suspenso que atrai um grande número de pessoas para lazer e contemplação deste pedaço de Manhattan
 
 
E outros exemplos pelo mundo:
 


Paris
 

Lisboa
Boston

Fonte:gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário